segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Xógum - James Clavell


DESCRIÇÃO
Título: Xógum - A Gloriosa Saga do Japão
Autor: James Clavell
Estilo: Ficção
Editora: Sextante
Ano: 1975/2008
Nº Páginas: 1.040
SINOPSE ORIGINAL
Ambientado nos anos 1600, época das grandes navegações e das conquistas de novos mundos, o livro narra a trajetória do piloto inglês John Blackthorne. Depois de quase dois anos embarcado no navio Erasmus, ele aporta na costa de um Japão dividido diante da disputa pela posição de xógum, a mais importante autoridade militar do país.
Em meio a intrigas e traições, Blackthorne se aproxima do poderoso senhor feudal Toranaga, tomando parte em um intrincado jogo de poder entre as forças conflitantes da época: daimios, jesuítas e comerciantes.
Com o tempo, uma estranha relação de confiança se estabelece entre os dois homens e uma paixão proibida nasce entre o inglês e sia inérprete, Mariko. Casada com um dos mais cruéis capitães do feudo, ela se vê dividida entre suas obrigações, suas crenças e seus sentimentos.
Tentando manter-se vivo apesar da hostilidade dos nativos, Blackthorne vai pouco a pouco se envolvendo com as tradições locais, enquanto o próprio Japão começa a perder sua identidade com a ivasão dos jesuítas e a abertura ao mundo ocidental.
OPINIÃO
Uma verdadeira obra-prima da literatura mundial. Apesar de em um primeiro momento as suas mais de mil páginas parecerem um absurdo para a leitura, assim que você vira a primeira página não consegue mais parar. Uma história com personagens fictícios mas que conta um momento verídico da história do Japão: a época da sua abertura ao mundo ocidental. Misturando história, aventura e romance o autor mostra a evolução dos costumes da sociedade japonesa. Após a leitura o respeito a esta cultura milenar fica acima de tudo. Sem dúvida um ótimo livro para ser lido com mais tempo, para assim aproveitá-lo em sua plenitude.

3 comentários:

  1. Olá!
    Agradeço a visita extremamente simpática ao meu blog, e fico muito feliz de encontrar um semelhante.
    Confesso que não li "Xogun", embora tenha ouvido falar bastante da obra. Sou descendente de orientais, e acho a história do Japão bastante rica e interessante. Há bons romances históricos sobre o tema, que, embora pouco divulgados, com certeza merecem ser lidos. Cito "Gaijin", que também não li, como exemplo.
    Ano passado, os 100 anos da~imigração motivaram uma série de tradções da literatura japonesa. Saíram muitos romances de escritores pouco conhecidos aqui. Recomendo "Eu sou um gato"- Natsume Soseki, obra realista, sarcástica e, ouso dizer, machadiana.
    Adorei a sinopse do romance (foi você que fez?), bastante motivadora. O comentário foi extremamente pertinente e acrescentou valor ao texto anterior.
    Acho que suas próprias impressões em detalhes (personagens, ambientação, estilo...) seriam muito bem-vindas e bacanas para o blog!

    Parabéns pelo trabalho e continue a escrever!
    A blogosfera é um espaço bem legal para conhecermos mais sobre o mundo!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado Ana pelos comentários, me deixou lisonjeado. Um dia chego ao nivel das suas palavras. Quanto à sinopse nãu fui eu quem escrevi, é a original do livro. Obrigado também pelas dicas. Em meu próximo livro vou procurar descrever com uma riqueza maior de detalhes minhas impressões sobre personagens e o ambiente. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Boa Tarde.
    Descobri seu blog na área de divulgação de blogs do fórum brpoint. Não pude deixar de clicar, pois além de gostar muito de ler bons livros, fico feliz em ver blogs com cultura e conteúdo construtivo. Não li "Xógum" mas a resenha me chamou atenção e vou procurá-lo. Parabéns e sucesso para o seu blog.
    Abraços.

    Francielle Consoni
    http://introducaoalinguagemc.blogspot.com

    ResponderExcluir